-
Arquitetos: Juan Luis Martínez Nahuel
- Área: 85 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juan Luis Martínez Nahuel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A constante demolição de casas, propriedades e, no pior dos casos, obras de patrimônio arquitetônico, dando lugar a projetos imobiliários, são o sustento desta região montanhosa no bosque de Las Achiras, a 45 minutos de Santiago, no município de Curacaví.
O projeto utiliza 90% de demolição e resíduos para sua construção. Foram retiradas rochas do rio, para gerar um muro de contenção no morro. Vigas, pilares e treliças de aço, de um galpão demolido no bairro da Recoleta, compõem toda a estrutura. As chapas reflexivas de alumínio Hunter Douglas, descartadas devido a falhas no pavilhão Yap Constructo 2016, são o revestimento principal. A treliça de acesso da Casa Simonetti de 1955, projetada pelo arquiteto Horacio Borgheresi, foi reinstalada para o mesmo fim. A escadaria principal da Casa Yaconi de 1957, projetada pelo arquiteto Mario Leighton, passa a ser a circulação e o núcleo central do projeto. Corrimãos e lâmpadas da ex-embaixada do Equador projetadas pelo arquiteto Alberto Cruz Eyzaguirre, são reocupadas. Madeiras nativas de mansões do centro de Santiago são instaladas como piso principal da casa.
No piso superior encontram-se os quartos, uma grande sala comum que pode ser dividida por uma cortina, e no piso inferior encontram-se a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha.